RBS: Da voz-do-poste à Multimídia (capa)

Da voz do poste à multimídia: a história da RBS – o principal grupo de comunicação do Rio Grande do Sul

Conhecida no mercado como a principal afiliada da Rede Globo, a RBS foi tema de livro que contava a história de seus primeiros 45 anos. A obra foi publicada em 2002 e registra a evolução do grupo de comunicação gaúcho a partir dos passos de seu fundador, Maurício Sirotosky Sobrinho.  

Quem foi Maurício Sirotsky Sobrinho

Nascido em 1925 no interior do Rio Grande do Sul (Erebango-RS), Maurício iniciou sua carreira aos 13 anos, em um sistema de auto-falantes na cidade de Passo Fundo (RS). Os sistemas de auto-falantes eram instalados em praças nas cidades do interior que não possuíam ainda emissoras de rádio. Maurício se destacou neste serviço, o que lhe valeu o apelido de “A voz do Poste”.

De lá foi para Porto Alegre. Aprovado em um teste na Rádio Gaúcha, mudou-se para a capital do estado em 1942. Quatro anos depois retorna à Passo Fundo: assume o cargo de gerente da Rádio Passo Fundo, de propriedade de seu futuro sócio (Arnaldo Ballvé). 

Retornou à Porto Alegre em 1950. Seis anos depois teve início o programa de rádio que levava seu nome e que foi de grande repercussão popular. Em 1957 adquiriu a Rádio Gaúcha, junto com Arnaldo e Francisco Ballvé. A compra da Rádio e a inauguração da TV Gaúcha (1962) foram os marcos de origem da Rede Brasil Sul (RBS),  um dos mais importantes grupos de comunicação do centro sul do país.

A Trajetória da Vida de Maurício Sirotsky Sobrinho. 
Fonte: Canal Nelson Dvsoskin (YouTube)

Maurício faleceu em março de 1986, por problemas cardíacos, dias antes da inauguração do jornal Diário Catarinense.

 

RBS: Da voz-do-poste à multimídia

Editado pela L&PM Editores em 2002, RBS: Da voz-do-poste à multimídia aborda a vida e obra do empresário Maurício Sirotsky e os primeiros 45 anos do grupo de comunicação fundado por ele.  

O livro aborda informações detalhadas sobre o grupo. Destaca principalmente o processo de criação da TV Gaúcha (cuja concessão quase foi perdida pois o prazo para a instalação da emissora estava correndo e os novos donos da Rádio Gaúcha nem sabiam da existência da concessão), a venda da TV Gaúcha para a TV Excelsior de São Paulo (e a posterior recompra da emissora pelos irmãos Sirotsky), e o processo de compra de outros veículos de comunicação do grupo (jornais, como ocorreu com o Zero Hora, emissoras de rádio e de TV no interior do estado) e a expansão do grupo para Santa Catarina e outras mídias.

O grupo passou por diversas crises ao longo da década de 1970, tais como incêndios, dívidas e a pressão dos grupos de Santa Catarina contra o “grupo gaúcho” que ganhou a concessão do canal 12  de Florianópolis. Em 2017 a RBS vendeu suas operações em Santa Catarina e focou sua atuação no Rio Grande do Sul. 

Discurso de Inauguração da TV Catarinense (1.Maio.1979)

Escrito pelo jornalista Lauro Schirmer (ex-diretor do grupo RBS), o livro aborda alguns assuntos sensíveis ao grupo, mas de maneira sutil. Chega a abordar até mesmo a prisão de Maurício Sirotsky que, por um curto período, foi diretor da TV Excelsior e chegou a ser preso como consequência do processo de falência da emissora. 

Outros destaques

Um ponto de destaque no livro é a seção “Histórias nunca antes contadas”. Compostas por histórias curtas (de uma a duas páginas) no final de cada capítulo, a seção destaca histórias de bastidores, curiosidades sobre a empresa e a visão de outras pessoas sobre a RBS ou sobre os personagens centrais da empresa até então. 

A obra pode ser adquirida no site da editora ou em sebos.

plugins premium WordPress
Iniciar conversa
Gostaria de mais informações?
Olá. Podemos te ajudar?
Ao enviar uma mensagem para nós, teremos o seu contato para poder responder.

Nos comprometemos a não repassar o seu contato e a enviar mensagens estritamente necessárias.
Sair da versão mobile