O Lab401 – Galeria de Arte Fotográfica da TeleObjetiva foi lançado em agosto passado e em seu acervo original destacam-se fotos de Longa Exposição e de Macrofotografia.
Mas, o que são essas técnicas?
A Fotometria
Antes de entender a Longa Exposição, é necessário entender o tripé básico da fotografia: a fotometria.
Este assunto já foi assunto em outro artigo aqui no portal e será aprofundado futuramente em outros vídeos. De maneira resumida a fotometria é a medição da luz disponível para o registro fotográfico a partir da relação entre o tempo de exposição (regulado pelo Obturador), a passagem da luz pela objetiva (lente, regulada pelo diafragma) e a sensibilidade do sensor da câmera em relação à Luz (ISO).
Um desequilíbrio entre os 3 elementos (obturador, diafragma e ISO), faz com que a fotografia saia com excesso de luz (super-exposição) ou com pouca luz (sub-exposição).
É o obturador quem determina se teremos longa ou curta exposição, visto que a partir dele podemos regular o tempo de registro da fotografia.
O diafragma, ao controlar a passagem da luz, proporciona o efeito de desfoque do fundo chamado de “Profundidade de campo”. O efeito ocorre quando o diafragma está aberto, o que equivale à numeração mais baixa ou próxima ao valor 1.
O ISO, ao regular a sensibilidade do sensor, permite que a imagem saia com qualidade para visualização ou impressão. Um ISO muito alto pode gerar sujeira na imagem, conhecida popularmente como “ruído”.
A Longa Exposição
Definida pelo tempo de configuração do obturador, a Longa Exposição é a técnica que trabalha com tempos nos quais a abertura do obturador é maior e permite que a fotografia capte rastros ou o próprio movimento sendo executado.
É o que ocorre nestas obras à venda no LAB401. O tempo de exposição é tão longo que permite que o rastro da luz em movimento seja fixado na fotografia.
Uma das técnicas derivadas da longa exposição é o Light Painting. Essa técnica será tema de textos futuros aqui no portal e foi utilizadas nestas obras do LAB401.
Macrofotografia
A macrofotografia é uma técnica na qual pequenos objetos são fotografados bem próximos da lente e em tamanho ampliado, permitindo observarmos detalhes não vistos à olho nu.
Para a fotografia do tipo “macro” é possível utilizar uma lente com esse recurso (como a utilizada nestas obras do LAB401), ou acessórios como foles, tubo de extensão e lentes de aumento.
Sobre a série Fotografia
A série Fotografia da TeleObjetiva e do LAB401 tem como objetivo retratar, a cada vídeo, um tema da fotografia, associando-o à produções em vídeos da Produtora ou à produções fotográficas do Lab401 – Galeria.
Os vídeos são publicados regularmente no canal da TeleObjetiva no YouTube e no Portal da TeleObjetiva.
Professor universitário desde 2005, é mestre em comunicação e especialista em criação visual e multimídia. Trabalhou em importantes faculdades e colégios técnicos de São Paulo e Santo André. Radialista de formação, teve passagem por emissoras de TV e Produtoras de TV e Internet. Atualmente dirige a TeleObjetiva e coordena os cursos de Rádio, TV e Internet; Produção Audiovisual e Fotografia da FAPCOM, além da comissão própria de avaliação (CPA) da instituição.