A fotometria, a longa exposição e a macrofotografia: um resumo sobre as técnicas usadas no Lab401

O Lab401 – Galeria de Arte Fotográfica da TeleObjetiva foi lançado em agosto passado e em seu acervo original destacam-se fotos de Longa Exposição e de Macrofotografia.
Mas, o que são essas técnicas?

A Fotometria

Antes de entender a Longa Exposição, é necessário entender o tripé básico da fotografia: a fotometria.

Este assunto já foi assunto em outro artigo aqui no portal e será aprofundado futuramente em outros vídeos. De maneira resumida a fotometria é a medição da luz disponível para o registro fotográfico a partir da relação entre o tempo de exposição (regulado pelo Obturador), a passagem da luz pela objetiva (lente, regulada pelo diafragma) e a sensibilidade do sensor da câmera em relação à Luz (ISO).

Um desequilíbrio entre os 3 elementos (obturador, diafragma e ISO), faz com que a fotografia saia com excesso de luz (super-exposição) ou com pouca luz (sub-exposição).

É o obturador quem determina se teremos longa ou curta exposição, visto que a partir dele podemos regular o tempo de registro da fotografia.

O diafragma, ao controlar a passagem da luz, proporciona o efeito de desfoque do fundo chamado de “Profundidade de campo”. O efeito ocorre quando o diafragma está aberto, o que equivale à numeração mais baixa ou próxima ao valor 1.

O ISO, ao regular a sensibilidade do sensor, permite que a imagem saia com qualidade para visualização ou impressão. Um ISO muito alto pode gerar sujeira na imagem, conhecida popularmente como “ruído”.

A Longa Exposição

Definida pelo tempo de configuração do obturador, a Longa Exposição é a técnica que trabalha com tempos nos quais a abertura do obturador é maior e permite que a fotografia capte rastros ou o próprio movimento sendo executado.

Exemplo de Light Painting (longa exposição) e Macrofotografia
Exemplo de Light Painting (longa exposição) e Macrofotografia (“À Frente”, 2021. disponível em lab401.com.br)

É o que ocorre nestas obras à venda no LAB401. O tempo de exposição é tão longo que permite que o rastro da luz em movimento seja fixado na fotografia.

Uma das técnicas derivadas da longa exposição é o Light Painting. Essa técnica será tema de textos futuros aqui no portal e foi utilizadas nestas obras do LAB401.

Macrofotografia

Exemplo de Macrofotografia
Exemplo de Macrotografia (“Inspiração”, 2021 – disponível em lab401.com.br)

A macrofotografia é uma técnica na qual pequenos objetos são fotografados bem próximos da lente e em tamanho ampliado, permitindo observarmos detalhes não vistos à olho nu.

Para a fotografia do tipo “macro” é possível utilizar uma lente com esse recurso (como a utilizada nestas obras do LAB401), ou acessórios como foles, tubo de extensão e lentes de aumento.

Sobre a série Fotografia

A série Fotografia da TeleObjetiva e do LAB401 tem como objetivo retratar, a cada vídeo, um tema da fotografia, associando-o à produções em vídeos da Produtora ou à produções fotográficas do Lab401 –  Galeria.

Os vídeos são publicados regularmente no canal da TeleObjetiva no YouTube e no Portal da TeleObjetiva.

Rolar para cima