Sangramento nas fezes, dor, hemorragia e emagrecimento podem ser sintomas de câncer de colón retal (ou câncer de colo e câncer de reto). A dificuldade ao evacuar pode ser um sintoma que o tumor cresceu e está impedindo a passagem das fezes pelo intestino.
O Diagnóstico:
Segundo a Dra. Silvana Trippi Moraes, da Onconclin, a colonoscopia e o exame anato-patológico são importantes recursos para a detecção do câncer de colón retal.
O tratamento do câncer de colón retal:
A cirurgia é um dos recursos de tratamento, além da quimioterapia. Neste caso a quimioterapia é chamada de adjuvante, pois caso haja a circulação de alguma célula cancerígena, a quimioterapia tem como objetivo eliminar essas células.
Caso seja um tumor de reto, a radioterapia também pode ser recomendada. A dra. Silvana ressalta que é importante a avaliação de um oncologista para definição do melhor tratamento nestes casos.
Sobre a reportagem.
Gravado em 2008 pela UltraTV, a matéria sobre o câncer de colón retal faz parte do acervo da TeleObjetiva, que a reeditou em 2013.
Veja também: Câncer de Mama – Câncer de Próstata.
O Portal TeleObjetiva (www.teleobjetiva.com.br) é um portal de conteúdo especializado em Comunicação, Tecnologia e Cultura. Também publicamos conteúdos de interesse geral e produções em áudio e vídeo da produtora TeleObjetiva Estúdio de Comunicação.
A produtora Tele Objetiva está no mercado desde 2012. Dentre seu portfólio de projetos está a produção de conteúdo corporativo para o YouTube, transmissões ao vivo e produção de canais de circuito fechado de TV para empresas, consultórios e escritórios.