Câncer de Próstata – Diagnóstico e tratamento

O Câncer de Próstata é uma das principais causas de morte de homens no mundo.  Um dos primeiros sinais do câncer é a dificuldade de urinar, que é resultado do aumento do tamanho da próstata e da pressão que ela exerce sobre os demais orgãos do corpo masculino, em especial sobre a uretra. Outro sintoma é a vontade de urinar mais vezes ao longo do dia. 

A Oncologista Silvana Trippi Moraes, da Onconclin, explica nesta matéria as causas e os tratamentos para a doença, e como o câncer pode ser detectado.

Câncer de Próstata – Diagnóstico

Normalmente as pessoas associam o diagnóstico do câncer de próstata ao exame de toque retal. A Dra. Silvana explica nesta matéria que o exame de sangue chamado de PSA (antígeno prostático específico) é um importante recurso, mas não o único para a detecção do câncer . A doutora explica que é importante que se faça o PSA e o exame de toque, pois se o PSA der alterado e o médico perceber no exame de toque que a próstata está inchada, o diagnóstico efetivo da doença ocorrerá com dois exames complementares: o ultrassom e a biópsia. 

.

O tratamento

A cirurgia e a rádioterapia costumam ser os principais tratamentos nos casos mais comuns. A Dra. Silvana destaca que é muito importante o diagnóstico seja feito por um profissional e que se investigue a fundo, a pois a causa do câncer nem sempre está na próstata: pode ocorrer do câncer surgir em outros órgãos e logo entrar em metástase (que é quando o câncer se espalha para outros orgãos próximos). 

Sobre a matéria:

A Matéria sobre Câncer de Próstata, assim como a matéria sobre Câncer de Mama e sobre Câncer de Colón de retal foram gravadas em 2008 para o programa “Ultra TV Notícias”, da Ultra Tv. A matéria pertencente ao acervo da TeleObjetiva, que a reeditou em 2013 e disponibilizou em seu portal. (806-23.1.14)