“Corre Moeda Mudas” é um documentário produzido em 2020, no meio da pandemia do Coronavirus, que trata da iniciativa que une a Cooper glicério (Cooperativa de Trabalho e da Coleta Seletiva dos Catadores da Baixada do Glicério) e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Nova Glicério, ambas cooperativas de reciclagem, e a horta comunitária da Vila Nancy, em Guaianases (São Paulo).
A iniciativa propõe a adoção de uma moeda comunitária única (a Mudas) e a capacitação dos catadores de materiais recicláveis em torno da “Universidade do Catador”.
Sobre o Documentário Corre Moeda Mudas:
O documentário começou a ganhar corpo a partir da realização do colóquio “Renda, Trabalho e Saúde” (2019).
Promovido pelo curso de psicopatologia e saúde pública da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, o evento teve, entre os palestrantes, a presença do Cleiton Ribeiro Emboava (presidente da Associação Nova Glicério), Maria Aparecida Dias da Costa (presidente da Cooper Glicério) e Joaquim Melo, fundador do Banco Palmas (uma das primeiras iniciativas de economia solidária no Brasil) e coordenador da Rede Brasileira de Bancos Comunitários.
Realizado no dia 30/11/2019, o colóquio potencializou o contato entre as três instituições (Cooperativas e Rede Brasileira de Bancos Comunitários).
No início de 2020 o Coronavirus “Covid-19” se espalhou pelo mundo gerando uma pandemia. Os impactos econômicos da pandemia afetou toda a sociedade. Foi neste contexto que o documentário começou a se produzido.
Mostrar a integração entre cooperativas de reciclagem, bancos comunitários e horta comunitária, possibilitando um elo de economia solidária, é o propósito deste documentário.
O Documentário:
A captação de imagens ocorreu ao longo do primeiro semestre de 2020 e foi realizada pela Philbus Produções. A empresa fez a estruturação e a primeira versão do documentário.
A TeleObjetiva assumiu a edição e a Pós-Produção no final de agosto de 2020. O projeto foi finalizado em outubro de 2020 (versão abaixo).
A Versão em inglês:
Após a finalização do documentário, foi pensada como tornar o produto visível para os apoiadores internacionais.
O tradutor Ricardo Bastos Smith foi contratado e fez a tradução e legendagem para a lingua inglesa.
Por limitações técnicas do YouTube, optou-se por colocar a legenda como parte integrante do vídeo. Desta forma a TeleObjetiva realizou nova edição, acrescentando as legendas ao conteúdo visual do documentário (versão abaixo).
Ficha Técnica:
Corre Moeda Mudas é uma iniciativa do MID, Movimento das Invenções Democráticas.
Teve o apoio do Banco Palmas – um sistema integrado de crédito, produção, comércio, consumo e felicidade humana.
A Editora “Genio Criador” e a TeleObjetiva foram parceiras do projeto.
Teve a captação de imagens e o primeiro corte de edição realizado pela Philbus Produções.
A edição final e a pós-produção ficaram a cargo da TeleObjetiva.
Concepção, Produção e Direção Geral: David Calderoni
Edição e Assistencia de Direção: Tamara Ka.
Roteiro: Cleiton Emboava, Tamara Ka e David Calderoni.
Coordenação de Produção: Cleusa Sakamoto.
Edição e Pós-Produção: Fernando Mariano
Versão em inglês e legendagem: Ricardo Bastos Smith.
O Portal TeleObjetiva (www.teleobjetiva.com.br) é um portal de conteúdo especializado em Comunicação, Tecnologia e Cultura. Também publicamos conteúdos de interesse geral e produções em áudio e vídeo da produtora TeleObjetiva Estúdio de Comunicação.
A produtora Tele Objetiva está no mercado desde 2012. Dentre seu portfólio de projetos está a produção de conteúdo corporativo para o YouTube, transmissões ao vivo e produção de canais de circuito fechado de TV para empresas, consultórios e escritórios.