Estudos da comunicação em meio da pandemia de Covid-19 é tema de livro

A crise ocasionada pela pandemia do coronavirus obrigou a sociedade a modificar hábitos e conceitos estabelecidos. Foi preciso muita criatividade em diferentes áreas, em especial na Comunicação e Educação. Programas de TV que antes exaltavam a qualidade técnica tiveram que abrir mão para aceitar conteúdos produzidos pela internet. Aulas presenciais foram substituídas pelas aulas remotas. Programas de rádio passaram a ser realizado na casa de seus apresentadores. A cultura do escritório teve de ceder espaço à cultura do home-office.

Crise, Criatividade e Comunicação:

Estudos em meio à pandemia de Covid-19 é o tema do livro organizado pelos professores Cleusa Sakamoto e Sérgio Andreucci a partir dos artigos produzidos pelos pesquisadores do grupo de pesquisa CNPQ-FAPCOM “Criatividade e Inovação na Comunicação”.

São 20 artigos em 335 páginas que abordam como tema a Arte, Comunicação, Educação, Tecnologia, Filosofia, Direito, História e Psicologia em tempos de pandemia.

O crescimento do consumo de vídeos online

via aparelho de TV é o tema do artigo assinado pelos professores Fernando Mariano e Vanderlei Postigo. Coordenadores, respectivamente, do curso de Rádio TV e Internet e do curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM, Fernando e Postigo avaliam a tecnologia das “TVs Conectadas à Internet“, cujo norme comercial acabou ficando como “SmartTV“.

Fernando, em seu mestrado defendido na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS, 2012), analisou que a TV Conectada se tornaria uma importante forma de consumo audiovisual e que rivalizaria com o conteúdo da TV Aberta e por Assinatura.Tal cenário pode ser comprovado na atualidade com o aumento da oferta de serviços de Streaming; o crescimento do número de assinantes nestas plataformas e a diminuição no número de assinantes da TV por Assinatura.
Ao  permitir o acesso a serviços de Streaming como Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay, TelecinePlay, HBO Go entre outros; e a portais de vídeo como o YouTube, a SmarTV/TV Conectada à Internet potencializa a niveis incauculáveis a oferta de produtos audiovisuais ao consumidor comum.

A analise pode ser conferida no capítulo 13 do livro, cujo título do capítulo é: “TV Conectada: inovações em época de quarentena na difusão televisiva brasileira“.

Sobre o livro:

Os autores são pesquisadores  de instituições como a USP (Universidade de São Paulo), Universidade Federal de Viçosa, Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

Também fazem parte pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Faculdade Paulus de Tecnologia, Comunicação e Filosofia (FAPCOM) e Faculdade Lusófona de São Paulo.

Publicado pela editora Gênio Criador, Crise, Criatividade e Comunicação : Estudos em meio à pandemia de Covid-19 pode ser adquirido no site da editora.