‘Estudos sobre a Criatividade’ será lançado neste domingo

Obra da editora Gênio Criador, Estudos sobre a Criatividade reúne em 22 capítulos artigos que discutem sobre aspectos inovadores e sobre a prática da comunicação.

O livro é organizado pelos professores Cleusa Sakamoto e Sérgio Andreucci, e é fruto de do grupo de pesquisa CNPQ-FAPCOM ‘Criatividade e Inovação na Comunicação’

Sobre a obra

Composta por 22 artigos distribuídos em 415 páginas, a obra inclui análise de artistas como Luiz Martins e Ai Weiwei, os algoritimos e serviços colaborativos na comunicação, novos conceitos sobre o Nowbrow na área e o Fórum online na aprendizagem de idiomas.

Também fazem parte do livro a ‘Hipercomunicação e a pedagogia do silêncio’, a educação transmídia, estudos dos memes na comunicação, a história da comunicação sob diferentes aspectos, estudos sobre o mercado editorial e o incentivo à cultura.

Os autores são egressos dos cursos de comunicação e filosofia, pesquisadores acadêmicos e professores de instituições como a USP (Universidade de São Paulo), Universidade Federal de Viçosa, Universidade Paulista (UNIP), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Faculdade Paulus de Tecnologia, Comunicação e Filosofia (FAPCOM), Universidade Anhembi-Morumbi e Faculdades Anhanguera.

A arte do videoclipe como plataforma criativa de conteúdo na Publicidade

O estudo do vídeoclipe como conteúdo publicitário é o tema central do artigo assinado pelos professores Fernando Mariano, Vanderlei Postigo e pela egressa do curso de publicidade da FAPCOM, Beatriz Silva Gonçalves.

Os professores são coordenadores, respectivamente, do curso de Rádio, TV e Internet e do curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM  . Fernando também responde pela produtora TeleObjetiva e é docente na FECAP.

O artigo analisa a importância do videoclipe como produto televisivo e sua apropriação pela publicidade em tempos de YouTube e consumo de conteúdo on-line.

Outros capítulos do livro são:

– Consumo, reputação e o papel dos algoritmos em serviços colaborativos, por Alessandra de Castro Barros Marassi;

– Produção editorial, cenário digital e novos paradigmas, por Cleusa Kazue Sakamoto;

– A capa-meme (ou meme-capa?) do jornal sem jornal – Reflexões sobre a primeira página que você não vê no jornal que você lê, por Fernanda Iarossi Pinto;

– O Papa é pop, o Papa é próximo: de onde emana o potencial criativo de Francisco?, por Francisco C. S. Galvão;

– Processos de criação na trajetória artística de Luiz Martins, por Isabel Orestes Silveira;

– História da Comunicação dos séculos XX e XXI: o caminho até a Comunicação Nobrow, por Janaína Quintas Antunes;

– Prevenção do tráfico de pessoas através de ações criativas de comunicação nas variadas mídias, por Juliana Ribeiro da Silva e Gabriela Honorio Soncini;

– O Impacto da Criatividade e Inovação Tecnológica no Mercado de Trabalho, por Keller Reis Figueiredo e Marcos Aurélio Trindade;

– Ai Weiwei: arte e denúncia social, por Leslye Revely e Lilian Crepaldi;

– Uma vida criativa: estética da existência em Michel Foucault, por Luiz de Camargo Pires Neto e Rafael Coelho Pacheco Nogueira;

– Criatividade social-comunicativa-tecnológica: reflexões sobre as formas de estar junto no contexto da conectividade, por Marcella Schneider Faria-Santos;

– Comunicação, Imigrantes e o Nacionalismo no Estado Novo: a criatividade como contributo para a manutenção cultural com o Estado de Origem e a luta ainda presente pela Liberdade de Expressão, por Michelle Asato Junqueira e Ruth Carolina Rodrigues Sgrignolli;

– A linha enquanto elemento organizador na criação tecnológica da imagem, por Patrícia Campinas;

– Educação Transmídia na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) – Memórias Ecanas: a escola pensando a sua identidade, por Paulo Roberto Nassar de Oliveira, Luiz Alberto Beserra de Farias e Ana Claudia Pompeu Torezan Andreucci;

– A atualização da linguagem como ferramenta para educação continuada, por Renato Bulcão;

– Economia, Redes comunicativas e Criatividade: as Mulheres no Mercado de Trabalho, por Rosana Maria Pires Barbato Schwartz;

– O Incentivo à Cultura em Tempos de Tonga da Mironga do Kabuletê, por Sérgio José Andreucci Junior;

O evento

O lançamento do livro ocorre neste domingo, 24 de novembro, das 15h30 às 18h30 na Livraria da Vila do Jardim Pamplona Shopping (Rua Pamplona, 1704 – loja 2.14 – Jardins, São Paulo).

O evento é aberto ao público.  O livro também pode ser adquirido no site da editora Gênio Criador.