Setup Menus in Admin Panel

Setup Menus in Admin Panel

Formatação e instalação a partir do zero no Chromebook

O sétimo vídeo da série sobre o ChromeOS, sistema operacional do Google para os Chromebooks, aborda o processo de ‘reset’ do sistema.

Chamado de “Powerwash”, o processo consiste em zerar a instalação do sistema operacional e iniciar a configuração a partir do zero. É equivalente ao processo de formatação e reinstalação do sistema operacional. Algo que no Windows e Mac demora vários minutos (as vezes até horas), no ChromeOS é um processo rápido e simples.

Demonstração da formatação e reinstalação do sistema operacional dos Chromebooks.

Como o ChromeOS sincroniza os dados com os serviços em nuvem do Google, em especial no GoogleDrive, ao logar com sua conta do Google o sistema recupera os apps instalados previamente (próprios do ChromeOS e do Android instalados no ChromeOS), e procede com a re-instalação destes aplicativos.

O ChromeOS também identifica as senhas de aplicativos salvas na conta do Google e facilita o processo de configuração destes aplicativos. A única coisa que o ChromeOS não recupera são os arquivos locais, sejam os que estão na pasta “Downloads” ou os que estão na pasta do Linux.

Como formatar o ChromeOS?

A formatação do ChromeOS ocorre a partir do aplicativo “Configurações”, acessado ícone da engrenagem ao clicar no relógio do sistema.

Em seguida, clique em “Avançado” (lateral esquerda” e em Redefinir Configurações.

Procedimento para formatação do Chromebook - parte 1

Na tela seguinte irá aparecer a opção “Powerwash” (vide imagem abaixo”. Clique no botão “Redefinir”.

Tela de formatação do Chromebook - parte 2

O sistema irá reiniciar e seguirá com o processo de formatação. Basta acompanhar as informações que o sistema coloca na tela.

Todo o processo demora menos de 20 minutos.

O que vem a seguir?

A partir do próximo episódio (o oitavo da série), veremos a instalação e o uso dos principais apps no ChromeOs, como o pacote Office da Microsoft (Word, Excel, PowerPoint), aplicativos de redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram e outros apps úteis como o Spotify, Evernote, Telegram e Whatsapp (normal e business).

0 responses on "Formatação e instalação a partir do zero no Chromebook"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Template Design © VibeThemes. All rights reserved.

Setup Menus in Admin Panel