fbpx

‘Estudos sobre a Criatividade’ será lançado neste domingo

Obra da editora Gênio Criador, Estudos sobre a Criatividade reúne em 22 capítulos artigos que discutem sobre aspectos inovadores e sobre a prática da comunicação.

O livro é organizado pelos professores Cleusa Sakamoto e Sérgio Andreucci, e é fruto de do grupo de pesquisa CNPQ-FAPCOM ‘Criatividade e Inovação na Comunicação’

Sobre a obra

Composta por 22 artigos distribuídos em 415 páginas, a obra inclui análise de artistas como Luiz Martins e Ai Weiwei, os algoritimos e serviços colaborativos na comunicação, novos conceitos sobre o Nowbrow na área e o Fórum online na aprendizagem de idiomas.

Também fazem parte do livro a ‘Hipercomunicação e a pedagogia do silêncio’, a educação transmídia, estudos dos memes na comunicação, a história da comunicação sob diferentes aspectos, estudos sobre o mercado editorial e o incentivo à cultura.

Os autores são egressos dos cursos de comunicação e filosofia, pesquisadores acadêmicos e professores de instituições como a USP (Universidade de São Paulo), Universidade Federal de Viçosa, Universidade Paulista (UNIP), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Faculdade Paulus de Tecnologia, Comunicação e Filosofia (FAPCOM), Universidade Anhembi-Morumbi e Faculdades Anhanguera.

A arte do videoclipe como plataforma criativa de conteúdo na Publicidade

O estudo do vídeoclipe como conteúdo publicitário é o tema central do artigo assinado pelos professores Fernando Mariano, Vanderlei Postigo e pela egressa do curso de publicidade da FAPCOM, Beatriz Silva Gonçalves.

Os professores são coordenadores, respectivamente, do curso de Rádio, TV e Internet e do curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM  . Fernando também responde pela produtora TeleObjetiva e é docente na FECAP.

O artigo analisa a importância do videoclipe como produto televisivo e sua apropriação pela publicidade em tempos de YouTube e consumo de conteúdo on-line.

Outros capítulos do livro são:

– Consumo, reputação e o papel dos algoritmos em serviços colaborativos, por Alessandra de Castro Barros Marassi;

– Produção editorial, cenário digital e novos paradigmas, por Cleusa Kazue Sakamoto;

– A capa-meme (ou meme-capa?) do jornal sem jornal – Reflexões sobre a primeira página que você não vê no jornal que você lê, por Fernanda Iarossi Pinto;

– O Papa é pop, o Papa é próximo: de onde emana o potencial criativo de Francisco?, por Francisco C. S. Galvão;

– Processos de criação na trajetória artística de Luiz Martins, por Isabel Orestes Silveira;

– História da Comunicação dos séculos XX e XXI: o caminho até a Comunicação Nobrow, por Janaína Quintas Antunes;

– Prevenção do tráfico de pessoas através de ações criativas de comunicação nas variadas mídias, por Juliana Ribeiro da Silva e Gabriela Honorio Soncini;

– O Impacto da Criatividade e Inovação Tecnológica no Mercado de Trabalho, por Keller Reis Figueiredo e Marcos Aurélio Trindade;

– Ai Weiwei: arte e denúncia social, por Leslye Revely e Lilian Crepaldi;

– Uma vida criativa: estética da existência em Michel Foucault, por Luiz de Camargo Pires Neto e Rafael Coelho Pacheco Nogueira;

– Criatividade social-comunicativa-tecnológica: reflexões sobre as formas de estar junto no contexto da conectividade, por Marcella Schneider Faria-Santos;

– Comunicação, Imigrantes e o Nacionalismo no Estado Novo: a criatividade como contributo para a manutenção cultural com o Estado de Origem e a luta ainda presente pela Liberdade de Expressão, por Michelle Asato Junqueira e Ruth Carolina Rodrigues Sgrignolli;

– A linha enquanto elemento organizador na criação tecnológica da imagem, por Patrícia Campinas;

– Educação Transmídia na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) – Memórias Ecanas: a escola pensando a sua identidade, por Paulo Roberto Nassar de Oliveira, Luiz Alberto Beserra de Farias e Ana Claudia Pompeu Torezan Andreucci;

– A atualização da linguagem como ferramenta para educação continuada, por Renato Bulcão;

– Economia, Redes comunicativas e Criatividade: as Mulheres no Mercado de Trabalho, por Rosana Maria Pires Barbato Schwartz;

– O Incentivo à Cultura em Tempos de Tonga da Mironga do Kabuletê, por Sérgio José Andreucci Junior;

O evento

O lançamento do livro ocorre neste domingo, 24 de novembro, das 15h30 às 18h30 na Livraria da Vila do Jardim Pamplona Shopping (Rua Pamplona, 1704 – loja 2.14 – Jardins, São Paulo).

O evento é aberto ao público.  O livro também pode ser adquirido no site da editora Gênio Criador.

plugins premium WordPress
Rolar para cima
Iniciar conversa
Gostaria de mais informações?
Olá. Podemos te ajudar?
Ao enviar uma mensagem para nós, teremos o seu contato para poder responder.

Nos comprometemos a não repassar o seu contato e a enviar mensagens estritamente necessárias.