O sétimo vídeo da série sobre o ChromeOS, sistema operacional do Google para os Chromebooks, aborda o processo de ‘reset’ do sistema.
Chamado de “Powerwash”, o processo consiste em zerar a instalação do sistema operacional e iniciar a configuração a partir do zero. É equivalente ao processo de formatação e reinstalação do sistema operacional. Algo que no Windows e Mac demora vários minutos (as vezes até horas), no ChromeOS é um processo rápido e simples.
Como o ChromeOS sincroniza os dados com os serviços em nuvem do Google, em especial no GoogleDrive, ao logar com sua conta do Google o sistema recupera os apps instalados previamente (próprios do ChromeOS e do Android instalados no ChromeOS), e procede com a re-instalação destes aplicativos.
O ChromeOS também identifica as senhas de aplicativos salvas na conta do Google e facilita o processo de configuração destes aplicativos. A única coisa que o ChromeOS não recupera são os arquivos locais, sejam os que estão na pasta “Downloads” ou os que estão na pasta do Linux.
Como formatar o ChromeOS?
A formatação do ChromeOS ocorre a partir do aplicativo “Configurações”, acessado ícone da engrenagem ao clicar no relógio do sistema.
Em seguida, clique em “Avançado” (lateral esquerda” e em Redefinir Configurações.
Na tela seguinte irá aparecer a opção “Powerwash” (vide imagem abaixo”. Clique no botão “Redefinir”.
O sistema irá reiniciar e seguirá com o processo de formatação. Basta acompanhar as informações que o sistema coloca na tela.
Todo o processo demora menos de 20 minutos.
O que vem a seguir?
A partir do próximo episódio (o oitavo da série), veremos a instalação e o uso dos principais apps no ChromeOs, como o pacote Office da Microsoft (Word, Excel, PowerPoint), aplicativos de redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram e outros apps úteis como o Spotify, Evernote, Telegram e Whatsapp (normal e business).
Professor universitário desde 2005, é Mestre em Comunicação e Especialista em Criação Visual e Multimídia. Trabalhou em importantes faculdades e colégios técnicos de São Paulo e Santo André. Radialista de formação, teve passagem por emissoras de TV e Produtoras de TV e Internet. Durante quase 10 anos, coordenou o curso de Rádio, TV e Internet FAPCOM. Também coordenou os cursos de Produção Audiovisual e Fotografia (durante 4 anos) e de Multimídia (durante 2 anos) da mesma instituição. Antes, coordenou o curso técnico em Multimídia do Liceu de Artes e Ofícios (2009-2010). Atualmente é diretor-executivo da TeleObjetiva e professor da FAPCOM.