O Office, versão Windows, pode ser utilizado no Chromebook usando como base um aplicativo Android: o Cross Over. Afinal, o interesse pelo uso do Office da Microsoft deve-se ao fato deste ser uma suite de aplicativos de escritório consolidada pelos seus mais de 30 anos de história.
Apesar de ter fortes concorrentes, dentre os quais o próprio Google Docs, ainda há uma legião de usuários e empresas que não abrem mão do produto da Microsoft.
Cross Over: alternativa para a instalação do Office versão Windows no Chromebook?
O Cross Over é um aplicativo Android que promete rodar no Chromebook os programas nativos do Windows.
O aplicativo funciona apenas em computadores com processadores Intel e que possuem acesso à Playstore.
Como instalar o Office do Windows no Chromebook?
Após baixar o Cross Over pela Google playstore, você precisará ir ao site do Microsoft Office e baixar o instalador da suíte. O recomendado é ealizar este processo em um computador Windows, por limitações do site do Office.
Voltando ao ChromeOs, copie o instalador do Office na pasta “Downloads”.
Abra o aplicativo CrossOver; na sequência digite o termo “Microsoft Office” e escolha a opção referente a versão que será instalada por você.
Siga os passos do instalador, conforme o vídeo abaixo.
Apesar de seguirmos o passo-a-passo diversas vezes, conforme inclusive foi feito em outras ocasiões, não obtivemos sucesso na instalação do Office realizada no começo de outubro.
O app do Word para Android no Chromebook: é possível o uso sem uma conta da Microsoft?
Essa pergunta foi enviada por Madalena Frota como comentário do vídeo sobre o Word do Android no Chromebook (#11) em nosso canal no YouTube.
Sim, é possível. Porém, o Word não habilita as opções para edição do arquivo, formatação, revisão e demais opções. É possível acessar o conteúdo e verificar o número de palavras e caracteres no interior do arquivo.
Professor universitário desde 2005, é mestre em comunicação e especialista em criação visual e multimídia. Trabalhou em importantes faculdades e colégios técnicos de São Paulo e Santo André. Radialista de formação, teve passagem por emissoras de TV e Produtoras de TV e Internet. Atualmente dirige a TeleObjetiva e coordena os cursos de Rádio, TV e Internet; Produção Audiovisual e Fotografia da FAPCOM, além da comissão própria de avaliação (CPA) da instituição.