A partir de 2017 o ChromeOS deixou de rodar apenas extensões do navegador Chrome como aplicativos (conforme visto no primeiro episódio desta série) e passou a aceitar a instalação de aplicativos Android e Linux.
Em ambos os casos o ChromeOS roda o Android e o Linux em uma máquina virtual integrada ao sistema principal. A integração com os aplicativos Android está melhor resolvida do que a do Linux, mas mesmo assim tais integrações ampliaram o leque de uso do sistema operacional do Google para os Chromebooks e chromebox.
Esta edição trata da habilitação e uso dos dois sistemas no ChromeOS.
O que vem a seguir na nossa série?
Na sequência da série (a partir do episódio #8) veremos os casos específicos de programas do Linux e apps do Android instalados no ChromeOS.
Veremos o uso do Spotify: versão Android, web e PWA (Progressive Web App – método que transforma páginas web em aplicativos).
Veremos também como usar o Whatsapp e o Whatsapp Business no Chromebook, o que torna o sistema uma alternativa interessante para o atendimento a clientes e parceiros comerciais.
Também abordaremos como abrir arquivos do Microsoft Word no sistema operacional do Google.
Confira os demais vídeos de nossa série: clique aqui.
Professor universitário desde 2005, é Mestre em Comunicação e Especialista em Criação Visual e Multimídia. Trabalhou em importantes faculdades e colégios técnicos de São Paulo e Santo André. Radialista de formação, teve passagem por emissoras de TV e Produtoras de TV e Internet. Durante quase 10 anos, coordenou o curso de Rádio, TV e Internet FAPCOM. Também coordenou os cursos de Produção Audiovisual e Fotografia (durante 4 anos) e de Multimídia (durante 2 anos) da mesma instituição. Antes, coordenou o curso técnico em Multimídia do Liceu de Artes e Ofícios (2009-2010). Atualmente é diretor-executivo da TeleObjetiva e professor da FAPCOM.