A relação entre fotografia e comunicação ganha destaque em um dos episódios mais impactantes do programa Ruído Visual. Conduzido pelo jornalista Paulo Pelicano, o programa recebe os fotógrafos Vinicius Souza e Maria Eugênia Sá, que compartilham suas experiências no fotojornalismo e na fotografia documental em cenários de guerra e crise humanitária. Neste episódio, a discussão central gira em torno da fotografia documental em Angola, abordando temas como conflitos, a influência da mídia e o impacto social do fotojornalismo.
A edição em questão faz parte da recuperação histórica das produções do Ruído Visual, um programa exibido entre dezembro de 2003 e dezembro de 2004, que explorava a comunicação sob diversos prismas, sempre com um olhar literário sobre o jornalismo. Durante os próximos meses, a TeleObjetiva estará resgatando as edições desse projeto marcante.
A Realidade de Angola e o Poder da Fotografia
Através do relato dos fotógrafos, especialistas em fotojornalismo, Vinicius Souza e Maria Eugênia Sá, este episódio revela a dura realidade de um país devastado por décadas de guerra civil. Com uma expectativa de vida média (na época em que o programa foi produzido, 2004) de apenas 47 anos, a maioria dos angolanos nunca experimentou um dia de paz. O documentário destaca que, embora o fim dos conflitos tenha trazido esperança, ele não resolveu problemas estruturais como desemprego e miséria.
A discussão também aborda o impacto da mídia na percepção global sobre a África. Enquanto conflitos no Oriente Médio recebem cobertura intensa, os dramas humanitários africanos são frequentemente ignorados. Os fotógrafos defendem que a fotografia documental tem o poder de dar visibilidade às histórias de superação e resistência da população angolana, contrapondo-se à abordagem sensacionalista comum na grande imprensa.
O Processo Criativo e os Desafios da Fotografia Documental
O episódio de Ruído Visual mergulha no dia a dia do trabalho documental, explorando os desafios enfrentados pelos fotógrafos ao capturar imagens em cenários de crise. Diferente da mídia tradicional, que muitas vezes explora a miséria sem um olhar humanizado, Souza e Sá optam por registrar a dignidade e a força do povo angolano. Em vez de buscar imagens chocantes, eles focam em histórias que inspiram reflexão, como a de um alfaiate sem mãos que continua trabalhando ou a de um menino que perdeu os dedos ao pisar em uma mina terrestre, mas manteve uma serenidade impressionante.
Os profissionais também abordam a linguagem do fotojornalismo e sua influência na fotografia documental. Ao longo do episódio são mostradas fotos do projeto realizado em Angola, nas quais ficam bem evidente as características visuais do fotojornalismo.
Outro aspecto abordado é a influência da televisão brasileira sobre a cultura angolana. A crescente exposição a programas e novelas brasileiras transforma padrões culturais locais, criando uma nova percepção de comportamento e valores entre os jovens angolanos.
Episódio 9 - Março de 2004. Fonte: Canal RedeUltra (Canal de acervo mantido pela TeleObjetiva)
O Resgate do Programa Ruído Visual pela TeleObjetiva
O programa Ruído Visual foi uma iniciativa inovadora produzida entre 2003 e 2004 pelos jornalistas Kleber Gutierrez e Paulo Pelicano. Gravado com uma câmera VHS-C e sem pauta rígida, o programa seguia a filosofia “Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, inspirada no cinema novo brasileiro. A cada episódio, um tema era explorado sob a ótica do jornalismo literário, trazendo uma abordagem mais subjetiva e reflexiva sobre comunicação e sociedade.
Agora, durante os meses de dezembro de 2024 a fevereiro de 2025, a TeleObjetiva estará resgatando e disponibilizando as edições de Ruído Visual, trazendo ao público esse material valioso que marcou a história do jornalismo independente no Brasil. Essa revisita permite não apenas entender a evolução da comunicação nos últimos 20 anos, mas também reconhecer a relevância de projetos que fogem do padrão midiático tradicional.
Se você se interessa por fotojornalismo, comunicação e documentário, acompanhe as postagens da TeleObjetiva e redescubra essa série que deixou sua marca no jornalismo alternativo brasileiro.
Professor universitário desde 2005, é mestre em comunicação e especialista em criação visual e multimídia. Trabalhou em importantes faculdades e colégios técnicos de São Paulo e Santo André. Radialista de formação, teve passagem por emissoras de TV e Produtoras de TV e Internet. Atualmente dirige a TeleObjetiva e coordena os cursos de Rádio, TV e Internet; Produção Audiovisual e Fotografia da FAPCOM, além da comissão própria de avaliação (CPA) da instituição.