O episódio “Ruído6”, do programa Ruído Visual, leva os espectadores a uma viagem pelo interior de São Paulo, passando por Itu e Brotas, conhecidas por suas peculiaridades e forte conexão com a natureza. Gravado sem roteiros predefinidos e seguindo o estilo Jornalismo Literário, o programa captura a espontaneidade das interações e a riqueza cultural dos destinos visitados.
A jornada começa com contratempos: o carro da equipe, um Fiat Panorama 1985, apresenta problemas mecânicos logo no início. Esse contratempo inesperado se transforma em um momento de conexão com os moradores locais. Em Itu, a cidade das “coisas grandes”, a equipe recebe ajuda de Lu Camargo, um trabalhador que viaja pelo Brasil montando máquinas industriais.
Em Brotas, cidade conhecida pelo turismo de aventura, os jornalistas exploram a geografia local e conversam com habitantes sobre história, natureza e cultura. O Rio Jacaré-Pepira, ponto central da cidade, é apresentado tanto como um espaço de lazer e esportes radicais quanto como um símbolo de preservação ambiental.
Tradição, memória e preservação em Brotas
O episódio mergulha na história e cultura da região, revelando a relação dos moradores com o passado e o presente da cidade. Um dos entrevistados, Carlos Roberto Pereira da Silva, artista plástico, compartilha sua visão sobre o desaparecimento de bairros históricos e mudanças na estrutura da cidade. Seu trabalho resgata imagens de um passado que já não existe mais, trazendo reflexões sobre a modernização e a identidade local.
A cidade de Brotas também é destacada por sua origem geológica única. Construída sobre uma antiga cratera vulcânica, a região é cercada por formações rochosas chamadas cuestas, compostas por basalto, uma pedra resistente que dá forma às montanhas ao redor.
A entrevista com Dona Nenê Barbosa, moradora há mais de 50 anos, reforça a importância da preservação ambiental e do crescimento sustentável. Ela destaca como o turismo impactou a cidade e a necessidade de equilibrar o progresso com a conservação da natureza.
Outro destaque do episódio é a presença de Gigi Miranda, compositora e fundadora do bloco percussivo Oriashé, que representa a força das mulheres na cultura afro-brasileira. Criado em São Paulo, o grupo teve origem no bairro do Bixiga e se tornou um importante movimento cultural ligado à identidade negra e à música percussiva.
Episódio 6 - Janeiro de 2004. Fonte: Canal RedeUltra (Canal de acervo mantido pela TeleObjetiva)
O resgate do programa Ruído Visual pela TeleObjetiva
Produzido entre dezembro de 2003 e dezembro de 2004, o programa Ruído Visual foi idealizado pelos jornalistas Paulo Pelicano (1952-2009) e Kleber Gutierrez. Seguindo a filosofia “Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, os episódios eram gravados em VHS-C, sem roteiros prévios, capturando a espontaneidade e a essência dos personagens entrevistados.
Cada edição abordava um tema diferente, trazendo reflexões sobre comunicação, cultura e sociedade, sempre com a estética livre e experimental do Jornalismo Literário.
Agora, entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, a TeleObjetiva está resgatando esse material histórico, disponibilizando as edições do programa para um novo público. Esse projeto permite que os espectadores redescubram histórias autênticas e atemporais, conectando passado e presente através de narrativas visuais marcantes.
Se você gosta de jornalismo independente, histórias humanas e exploração cultural, fique atento ao resgate de Ruído Visual. Essa é uma oportunidade única de revisitar um dos programas mais inovadores do início dos anos 2000 e conhecer diferentes realidades através de uma lente autêntica e sensível.
Professor universitário desde 2005, é mestre em comunicação e especialista em criação visual e multimídia. Trabalhou em importantes faculdades e colégios técnicos de São Paulo e Santo André. Radialista de formação, teve passagem por emissoras de TV e Produtoras de TV e Internet. Atualmente dirige a TeleObjetiva e coordena os cursos de Rádio, TV e Internet; Produção Audiovisual e Fotografia da FAPCOM, além da comissão própria de avaliação (CPA) da instituição.