Sim, é possível trabalhar com dois monitores no Chromebook. E é muito simples configurar o segundo monitor e estender a área de trabalho no ChromeOS. Ao plugar o cabo correto na saída de vídeo do computador, o ChromeOS reconhece a segunda tela e permite configurá-la: além de estender a imagem do monitor principal, é possível espelhar o monitor (deixar a mesma imagem nas duas telas), acertar uma resolução diferente, entre outras possibilidades.
Confira neste episódio como o processo é simples e funciona na prática.
Trabalhar com duas telas é uma opção interessante de acordo com o tipo de trabalho que está sendo desenvolvido. Por exemplo: em aula deixo uma tela para o projetor, enquanto o monitor principal fica com as imagens do modo de apresentação (próximo slide, slide anterior, anotações e dúvidas dos alunos, etc…).
Outras situações em que é interessante trabalhar com dois monitores:
Uma outra situação em que tenho usado dois monitores tem sido para as aulas remotas. Utilizamos o Google Meet na faculdade, e a partir dele eu projeto os slides no monitor auxiliar (TV), enquanto na tela principal deixo o Meet para poder monitorar as perguntas enviadas pelos alunos por texto.
Ao escrever um artigo, deixo uma tela com o processador de texto (Word ou Google Docs), enquanto no outro monitor deixo aberto as páginas e textos fontes da pesquisa.
Outra situação possível é a de acompanhar uma transmissão ou vídeo enquanto se trabalha na outra tela.
Nas orientações de TCC, deixo um monitor com o projeto aberto, disponível para os alunos, enquanto no outro monitor (disponível apenas para mim), deixo o Evernote aberto com a ficha de acompanhamento do trabalho dos alunos.
Em edição de vídeo (teremos em breve conteúdos sobre Edição de Vídeo e sobre como editar vídeos no Chromebook), deixo uma tela com o gerenciador de arquivo aberto, enquanto na outra fica aberta a janela de edição de vídeo.
São inúmeras possibilidades que a segunda tela permite ao nosso fluxo de trabalho.
Professor universitário desde 2005, é mestre em comunicação e especialista em criação visual e multimídia. Trabalhou em importantes faculdades e colégios técnicos de São Paulo e Santo André. Radialista de formação, teve passagem por emissoras de TV e Produtoras de TV e Internet. Atualmente dirige a TeleObjetiva e coordena os cursos de Rádio, TV e Internet; Produção Audiovisual e Fotografia da FAPCOM, além da comissão própria de avaliação (CPA) da instituição.