Como instalar o Office – versão windows – no Chromebook

O Office, versão Windows, pode ser utilizado no Chromebook usando como base um aplicativo Android: o Cross Over. Afinal, o interesse pelo uso do Office da Microsoft deve-se ao fato deste ser uma suite de aplicativos de escritório consolidada pelos seus mais de 30 anos de história.

Apesar de ter fortes concorrentes, dentre os quais o próprio Google Docs, ainda há uma legião de usuários e empresas que não abrem mão do produto da Microsoft.

Cross Over: alternativa para a instalação do Office versão Windows no Chromebook?

O Cross Over é um aplicativo Android que promete rodar no Chromebook os programas nativos do Windows.

O aplicativo funciona apenas em computadores com processadores Intel e que possuem acesso à Playstore.

Como instalar o Office do Windows no Chromebook?

Após baixar o Cross Over pela Google playstore, você precisará ir ao site do Microsoft Office e baixar o instalador da suíte. O recomendado é ealizar este processo em um computador Windows, por limitações do site do Office.

Voltando ao ChromeOs, copie o instalador do Office na pasta “Downloads”.

Abra o aplicativo CrossOver; na sequência digite o termo “Microsoft Office” e escolha a opção referente a versão que será instalada por você.

Siga os passos do instalador, conforme o vídeo abaixo.

Apesar de seguirmos o passo-a-passo diversas vezes, conforme inclusive foi feito em outras ocasiões, não obtivemos sucesso na instalação do Office realizada no começo de outubro.

O app do Word para Android no Chromebook: é possível o uso sem uma conta da Microsoft?

Essa pergunta foi enviada por Madalena Frota como comentário do vídeo sobre o Word do Android no Chromebook (#11) em nosso canal no YouTube. 

Sim, é possível. Porém, o Word não habilita as opções para edição do arquivo, formatação, revisão e demais opções. É possível acessar o conteúdo e verificar o número de palavras e caracteres no interior do arquivo.