ChromeOS #1

ChromeOS: O sistema operacional dos Chromebooks

O ChromeOS é o sistema operacional dos dispositivos do Google: Chromebooks (notebooks) e Chromebox (espécie de mini-computador de mesa).

Leve e versátil, o sistema foi pensado inicialmente para uso sincronizado na nuvem. Por isso seu hardware era modesto em comparação aos computadores que rodam Windows ou MacOS. Era uma máquina que rodava um sistema no qual os principais recursos rodavam no servidor, e não no computador do usuário.

Primeiro vídeo da série: o funcionamento do sistema ChromeOS.

O ChromeOS entrou no mercado em 2011. Em 2017 ganhou novo fôlego quando o Google integrou ao seu sistema os aplicativos do Android e a possibilidade de instalação de programas do Linux.

A TeleObjetiva (www.teleobjetiva.com.br) publica a partir de hoje uma série sobre o sistema.

Você verá como o sistema é simples e completo. Quais os pontos positivos do sistema e em quais pontos os ChromeOS fica devendo. Verá também como é o consumo de mídia (músicas, podcasts, vídeos, séries e filmes), a integração com as ferramentas de produtividade do Google (Google Docs, Planilha, Apresentações, etc..), e com os similares da Microsoft (Pacote Office: Word, Excel, PowerPoint) e da Apple (Icloud). Como instalar e remover aplicativos Android e Linux.

No primeiro episódio da série, o tema é uma geral sobre o sistema: como abrir arquivos; adicionar e remover ícones à barra do sistema; verificar as notificações; instalar aplicativos da Chrome Web Store; ler e salvar arquivos em disco, em pastas e na nuvem e, por fim, uma geral sobre a janela de configurações do sistema.