Você já se perguntou como aqueles impressionantes vídeos que mostram o movimento acelerado de nuvens, flores desabrochando ou o tráfego urbano são feitos? Bem, a resposta pode estar em seu bolso agora mesmo. Com a evolução constante da tecnologia dos smartphones, é mais fácil do que nunca criar seu próprio time-lapse diretamente do seu dispositivo móvel. Neste artigo, vamos explorar o que é um time-lapse e como você pode começar a criar os seus usando apenas o seu celular.
O que é um Time-Lapse?
Um time-lapse (lapso de tempo) é uma técnica de fotografia que envolve a captura de uma série de fotos em intervalos regulares ao longo de um período pré-determinado de tempo e depois reproduzir essas fotos em sequência para criar um vídeo acelerado. O resultado é a compressão do tempo, mostrando eventos que normalmente ocorrem lentamente de uma forma muito mais rápida e dinâmica. Esse tipo de vídeo pode ser usado para registrar mudanças na natureza, eventos urbanos, progresso de construções e muito mais.
Outra forma possível de se fazer um registro de lapso de tempo em câmeras de vídeo que não possuem esse recurso é gravar uma duração longa de um acontecimento (por minutos ou horas) e depois acelerar na edição. Neste caso não teremos um time-lapse genuíno, mas sim um vídeo acelerado com resultado próximo ao que seria registrado pelo time-lapse.
Time-Lapse feito pela equipe da TeleObjetiva em abril de 2020.
Passos para Criar um Time-Lapse com seu Celular:
- Escolha o Assunto: Comece escolhendo o que você deseja capturar em seu time-lapse. Pode ser o pôr do sol, uma cidade movimentada, o desabrochar de uma flor ou qualquer outro evento interessante que evolua ao longo do tempo.
- Configure sua Câmera: Abra o aplicativo de câmera do seu celular e vá para as configurações. Certifique-se de que a resolução e a qualidade estejam ajustadas para o máximo possível para obter resultados de alta qualidade.
- Ajuste o Intervalo: A maioria dos aplicativos de câmera tem uma função de intervalômetro embutida que permite definir o tempo entre cada foto. Escolha um intervalo adequado com base na velocidade do evento que você está capturando.
- Estabilize o Celular: Para evitar tremores e garantir um time-lapse suave, use um tripé ou apoie seu celular em uma superfície estável. Você também pode investir em acessórios de estabilização para smartphones.
- Comece a Gravação: Inicie a gravação do time-lapse e deixe o celular captar as imagens durante o período desejado. Certifique-se de que o celular não seja movido durante esse tempo.
Edição e Compartilhamento:
Após capturar as imagens, você pode usar aplicativos de edição de vídeo disponíveis para a maioria dos smartphones para criar seu time-lapse final. Isso inclui a montagem das fotos em sequência, ajuste de velocidade e adição de música, se desejar. Uma vez que você esteja satisfeito com o resultado, é fácil compartilhar seu time-lapse nas redes sociais, mostrando ao mundo sua perspectiva única do tempo acelerado.
E se a câmera do meu celular não tiver esse recurso?
Neste caso, uma opção é usar um aplicativo de time-lapse. Um que já testei e recomendo é o Lapse It. Uso-o há mais de 10 anos. Ele permite configurar o número de fotos por segundo que a será registrado, a quantidade de quadros por segundo que terá o vídeo final, a resolução do vídeo e outros recursos de edição.
O aplicativo tem versão gratuita, com limitações, e paga (cerca de R$ 14,90). Possui versão para Android e IOS.
Abaixo temos 2 exemplos de vinhetas da TeleObjetiva para o projeto de TV de Condomínio (Tv Corporativa), produzido em 2012.
Vinheta longa da TV Corporativa para condomínios (2012)
Vinheta curta da TV Corporativa para condomínios (2012)
Em breve faremos um vídeo e um artigo sobre ele aqui nesta seção.
Em resumo…
…criar um time-lapse com seu celular é uma forma emocionante de capturar e compartilhar momentos efêmeros da vida cotidiana. Com a tecnologia ao seu alcance e alguns passos simples, você pode criar vídeos fascinantes que impressionarão amigos e seguidores nas redes sociais.
Professor universitário desde 2005, é mestre em comunicação e especialista em criação visual e multimídia. Trabalhou em importantes faculdades e colégios técnicos de São Paulo e Santo André. Radialista de formação, teve passagem por emissoras de TV e Produtoras de TV e Internet. Atualmente dirige a TeleObjetiva e coordena os cursos de Rádio, TV e Internet; Produção Audiovisual e Fotografia da FAPCOM, além da comissão própria de avaliação (CPA) da instituição.